sexta-feira, 27 de junho de 2008

Clinical Handobook of Psychological Disorders 4th Edition


Titulo:Clinical Handbook of Psychological Disorders, Fourth Edition: A Step-by-Step Treatment Manual
Autor: David H. Barlow
Ano:2008

Recebi este volume da Amazon há coisa de 3 semanas e já o consultei pelo menos 4 vezes. Parece-me ser daqueles livros de referência, que utilizarei muitas vezes ao longo dos anos.
Como o próprio nome indica, trata-se de um handbook, bem como um manual passo a passo para o tratamento de diversas perturbações psicologicas. Gostei em especial da profundidade com que o autor aborda cada perturbação, indicando etiologia, procedimentos de tratamento com vinhetas de consultas reais, técnicas e estratégias, entre outras coisas. Ao longo de 700 e tal páginas, trata de assuntos como: Perturbações de pânico e agorafobia; Stress pós traumático;Ansiedade Social; Perturbação obsessivo-compulsiva; Desordens emocionais; Terapia cognitiva para a depressão;Desordem bipolar; esquizofrenia e outras desordens psicóticas; abuso de drogas; perturbações alimentares; disfunções sexuais; problemas conjugais, entre outras coisas.
O melhor disto tudo é que o que lá vem escrito são intervenções baseadas em evidencias científicas, ou seja, testadas e retestadas. Pouca ou nennhuma ideologia, muita ciência. Muito bom.

Cognitive Therapy of Substance Abuse


Titulo: Cognitive Therapy of Substance Abuse
Autor: Aaron Beck; Fred Wright; Cory Newman; Bruce Liese
Ano: 1993

Já se sabe que as terapia cognitivas são as que têm melhores resultados quando se fala de tratamento de toxicodependencia. Neste volume, Aaron Beck e seus colaboradores apresentam uma obra essencial para quem lida com esta população. Raramente se encontra num só volume quase tudo o que é preciso para uma efectiva intervenção, devidamente estudada e validada, como neste. Como de costume nos livros que têm como autor Beck, os capitulos estão bem organizados, dando não só uma visão geral do problema do abuso de substancias, como também do modelo cognitivo da adiccção, passando pelas questões relacionadas com a criação da aliança terapeutica, estrtura das sessões, definição de objcetivos, técnicas de terapia cognitiva aplicada à população especifica, como lidar com o craving e a vontade de consumir, intervenção em crise, Depressão e toxicodependencia, perturbações da personalidade associadas e ainda (entre outras coisas) prevenção da recaida. Muito recomendado.