
Título: The Evolving Self: Problem and Process in Human Development
Autor: Robert Kegan
Ano de Edição: 1982
Este é um livro que me acompanha deste o 4º ano da Faculdade. No The Evolving Self: Problem and Process in Human Development
Segundo Kegan, o desenvolvimento é uma actividade “simultaneamente epistemológica e ontológica: é acerca do conhecimento e do ser, acerca de construção de teorias e investimentos do self” . Este autor sugere que à medida que uma pessoa se desenvolve, passa por diversos equilíbrios em termos de relações entre o sujeito e o objecto e o self redefine ou reconstrói as suas relações com o mundo duma maneira cada vez mais coerente e integrada. Um conceito central na sua teoria é o de ambiente de suporte ou culturas de suporte que idealmente fornecem as funções de confirmação (suporte e reconhecimento), contradição (oportunidades de exploração e diferenciação) e continuidade (coerência pessoal e consistência). Entre as culturas de suporte estão os pais, familiares, grupos educacionais, os pares e relações íntimas, para além de outros, que contribuem para o desenvolvimento da identidade do sujeito e crenças deste acerca da confiança, poder, valor e intimidade. Compreender a maneira única como cada pessoa constrói significados dessas experiências interpessoais é um ponto crucial na grelha de desenvolvimental de Kegan.
Bebendo das teorias desenvolvimentais de Piaget, Loevinger, Erickson, Kohlberg, Maslow e McClelland/Murray, da importância atribuída às relações de objecto, e da sua própria investigação empírica, Kegan cria uma teoria desenvolvimental com seis níveis, ou equilíbrios, em que as sucessivas culturas de suporte pelas quais o ser humano vai passando assumem uma importância determinante, variando de um polo mais individualista e outro mais relacional, entre a independência e a inclusão e em que os estádios anteriores vão sendo reconstruídos e integrados no equilíbrio actual.
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The Evolving Self: Problem and Process in Human Development
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